segunda-feira, 27 de junho de 2011

BOTAFOGO - RUA VOLUNTARIOS DA PATRIA, 381 – para Amelia Pucu de Araujo

Amelia Pucu de Araujo - Tenho muita curiosidade de saber quem morava na rua voluntarios da patria, 381. Acho essas informações muito interessantes e uma otima maneira de conhecer a historia da nossa cidade.
==================================================================



Prezada Amélia,

Confesso que, inicialmente fiquei pensando: de onde vem este endereço, ou seja, porque uma curiosidade jogada ao ar: “e a rua Voluntários da Pátria, 381?”

Como não vi, inicialmente, nenhuma relação pessoal com o endereço, fiquei “cabreiro”, na espectativa de não estar pesquisando um endereço sem uma ligação emocional.

Resolvi tentar, uma indagação rápida, para ver se descobria a razão da sai pergunta. Espero não estar errado, mas parece que você morou neste endereço, na década de 80, lá pelo quinto andar.

Na verdade, temos um edifício de apartamentos, de 11 andares, com loja no térreo, erguido em terras da antiga Quinta da Olaria, que remonta ao século XVIII.

Nos anos 80, época em que você teria ali residido – suponho eu –funcionava no térreo, a loja Liana Modas Ltda, que teria sucedido a loja Casa Vilma, que lá estava em meados do século XX, quando em seu apartamento, residia Agostinho Fraga.

Apesar da antiguidade do lote 381, da rua Voluntários da Pátria – que é um logradouro recente, comparado a muitos outros da Cidade do Rio de Janeiro 185 anos – o mais nobre morador deste endereço, não desmerecendo os outros, foi um Vice-Presidente da República do Brasil, Urbano Santos Costa Araújo. No tempo em que o número 381, era ainda uma bela Casa. Este número 381 lhe pertencia, e ali ele residia em 1920.

Urbano Santos Costa Araújo, nasceu a 03.02.1859, em Guimarães, Maranhão, e falecido a 07.05.1922, a bordo, em viagem do Maranhão para o Rio de Janeiro. Bacharel em Direito, pela Faculdade do Recife, PE [1882]. Governador do Maranhão [1898, 1913 e 1918]. Senador da República [1906]. Ministro da Justiça. Presidente do Senado [1914-1918] e Vice-Presidente da República do Brasil [1914-1918]. Foi Presidente da República [08.09.1917 a 09.10.1917 - por curto espaço de tempo, substituindo Wenceslau Braz, que se encontrava doente.

A casa do Presidente Urbano – depois sua moradia 381, no ano de 1911, tinha o número 191, identificação que já vinha do final do século XIX.


===============================================

QUINTA DA OLARIA
ORIGEM DO NÚMERO 381 NO SÉCULO XVIII

Todas as terras compreendidas entre a Rua Voluntários da Pátria e os morros que divide Botafogo de Copacabana, com testada para a praia de Botafogo, nas bandas da hoje rua da Passagem, e fundos para a lagoa Rodrigo de Freitas, nas bandas do atual Humaitá, foram adquiridas, no ano de 1785, pelo Capitão Francisco de Araújo Pereira, que dá início a organização da sua grande fazenda, formando a famosa Quinta da Olaria.

O Capitão Francisco de Auaújo Pereira, era rico proprietário e conceituado negociante na praça do Rio de Janeiro. Nasceu no Rio de Janeiro, em 1736, filho do negociante Antonio de Araújo Pereira, morador na rua Direita (hoje Primeiro de Março). Foi eleito para o biênio de 1790-1791 para exercer o importante cargo de Provedor da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Foi considerado o representante da Casa de Comércio mais sólida e regular da capital da Colônia Portuguesa. Exerceu novamente àquele cargo de Provedor da Santa Casa, de maio e ajunho de 1802.

Além de possuír a grande Quinta ou Fazenda da Olaria, em Botafogo, foi proprietário de extensa chácara, na hoje Praia da Glória e vários prédios no centro da cidade.

O Capitão Francisco de Araújo Pereira, faleceu em 5 de março de 1816 e, pouco depois, foram suas terras vendidas pelo seu testamenteiro.

Após sucessivas compras e vendas da propriedade, quase toda ela chegou, no princípio do século XIX, foi vendida, pelo valor de 60:000$000, para o Conde dos Arcos, Dom Marcos de Noronha e Brito (1769- 1828), Capitão de Mar e Terra do Brasil, Governador e Capitão Geral da Bahia e último Vice-Rei do Brasil , serviço que estava desempenhan do quando chegou ao Rio de Janeiro a Família Real Portuguesa, em 1808.

Conde dos Arcos, Dom Marcos de Noronha e Brito

Poucos anos depois, parte desta grande propriedade estava em mãos de Joaquim Marques Baptista de Leão, o Velho, natural de vila de Cela, patriarcado de Lisboa, e falecido cerca de 1846, no Rio de Janeiro.

Foi por ocasião da administração de Marques Leão, que este empresário empreendeu o loteamento da antiga Quinta da Olaria, abrindo diversas ruas, entre elas, uma que lhe homenageia: rua de São Joaquim da Lagoa. Estamos no ano de 1826 – data da abertura deste logradouro, porém, ainda sem saída na sua parte final, terminando na rua Marques, não tendo saída para a rua Humaitá.

Perceba que, da mesma forma que a Rua Santo Amaro – já tratada aqui, quando falei da Beneficencia Portuguesa – homenageia o proprietário Amaro; este novp logradouro, Rua de São Joaquim, também homenageia seu proprietário, Joaquim M.B. Leão. Deve-se a ele, também, a urbanização do Largo dos LEÕES, nome que homenageia o sobrenome de sua família.

Agora... é só povoar a nova rua.


O LOTE 381 – então Z 10

O lote que vai dar origem ao futuro edifício 381, no tempo em que se abriu o logradouro, foi vendido para Leandro Antonio Ferreira, um dos muitos pioneiros na rua de São Joaquim (atual rua Voluntários da Pátria).

Com a morte deste pioneiro “botafoguense”, da atual rua Voluntários da Pátria, sua propriedade foi arrematada, após corre o inventário, por Joana da Cunha Bassão Lopes, que a deixou ao seu filho e herdeiro, Manuel José Lopes.

Em 1865 – este terreno onde vai surgir o edifício 391, da Rua Voluntários da Pátria – foi vendido a João Marques Rodrigues. Por ser um terreno oriundo de várias divisões de uma porção maior, tinha nesta ocasião o curioso número Z 10.


Problemas nos negócios, levaram à liquidação dos bens de Marques Rodrigues, e sua propriedade foi arrematou em praça pública do Juizo da Provedoria, em 1871, por Manuel Ferreira Neves.

RUA VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA 

Cabe ressaltar que, por ocasião da aquisição do tereno, por parte de Manuel Ferreira Neves, este logradouro havia bem recentemente recebido sua nova denominação, que ainda hoje perdura: Rua Voluntários da Pátria.

Em sessão da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, de 13 de maio de 1870, sob proposta do presidente da Câmara, a rua de São Joaquim passa a denominar-se rua dos Voluntários da Pátria, “em atenção aos relevantes serviços prestados à Pátria, pelos abnegados voluntários, que de norte a sul do país seguiram para a campanha do Paraguai, alistados no exercito, armada e guarda nacional”.

Manuel Ferreira Neves, nascey cerca de 1807, na freguesia de Paranhos, bispado do Porto, Portugal. Foi casado duas vezes, sendo a segunda mulher, com quem residiu em Botafogo, Carolina do Amor Divino, natural do Rio de Janeiro (Inhaúma)

1873 - O LOTE 381 – então 9, antigo Z 10

No tempo de Manuel Fereira das Neves, a propriedade Z 10, da rua Voluntários da Pátria, recebeu em 1873, o número 9. Foi por pouco tempo, pois foi ela dividida em tres novos lotes:
  • Lote 9 – propriedade de de Manuel Ferreira das Neves
  • Lote 9 A – propriedade de de Francisco José Leitão
  • Lote 9 B – propriedade de de Paulino da Silva Castro


1875 - O LOTE 381 – então 155, antigo 9 e antigo Z 10

Do antigo terreno 9 – onde você, Amélia, residiu - surgiram as propriedades 155 e 155 A; do antigo terreno 9 A, surgiu a propriedade 157; e, do antigo terreno 9 B, surgiram as propriedades 159 e 159 A.

A propriedade que é de interesse neste nosso estudo, é o lote 155 A, uma casa térrea (de um pavimento), que passou a pertencer a Joaquim da Silva Guimarães.  


1895 - O LOTE 381 – então 191, antigo 155, antigo 9 e antigo Z 10

Finalmente, conforme vimos acima, em fins do século XIX, o antigo lote 191, que surgiu depois de diversos desmembramentos, desde a velha Quinta da Olaria, do século XIX, passou a responder pelo número 191, onde residia, já na virada do século XIX para o XX, o já citado Manuel Gonçalves Duarte e, em seguida, ao Vice-Presidente da República e Presidente por pequeno período, Urbano Santos Costa Araújo.

E assim... no lugar que foi de Francisco de Araújo Pereira, que foi do Conde dos Arcos, que foi de Joaquim Batista Marques Leão, que morou Leandro Antonio Ferreira, que morou Joana da Cunha Bassão Lopes, que morou Manuel José Lopes , que morou João Marques Rodrigues, que morou Manuel Ferreira das Neves, que morou Joaquim da Silva Guimarães, que morou Manuel Gonçalves Duarte e que morou o Presidente Urbano Santos Costa Araújo... surgiu um edifício de apartamentos, de 11 andares, com loja no térreo.

Att.
Cau Barata
Rio de Janeiro, 08.04.2011

6 comentários:

  1. Tenho também uma curiosidade sobre uma outra moradia da rua Voluntarios da Patria. O numero dessa vez é, 466. Sou colecionador de antigos Cartões Postais da cidade de Natal RN. Tenho 2 postais que foram endereçados para 2 pessoas nesse endereço. O 1º tem o nome de Laura de Almeida. O 2º foi para Helio Padilha. É possivel saber que era o morador? Será que a casa ainda existe? É apenas uma curiosidade...

    ResponderExcluir
  2. A loja que fica no térreo na Rua Voluntários, 381 está fechada durante muitos anos. A quem ela pertence?

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde! Estou no laboratório Lâmina na Rua Voluntarios da Patria 423 aguardando ser chamada em uma biblioteca deslumbrante assim como imóvel .Quem residia aqui? Bateu a curiosidade quem residia aqui? O Google não respondeu. 😑

    ResponderExcluir
  4. Prezado Barata,
    Eu também gostaria da sua pesquisa sobre a casa da rua Voluntários da Patria n. 423. Na biblioteca da referida casa consta que no imóvel está tombado e foi do Médico Dr. João Marinho de Azevedo. O que existia lá antes?? Alguém morou lá depois do seu falecimento?? Só mais recentemente é que reformaram a casa e hoje pertence ao grupo Dasa e funciona lá o laboratório Lâmina o de sou cliente. Agradeço e fique bem. At. Misao Katayama. misao.literatura2014@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Sr Barata,
    Como faco para obter quaisquer informacao e se possivel fotos do Palacete que existia na Rua Voluntarios da
    patria numero 75 em Botafogo? Este palacete pertencia a Joao de Souza Lage ele foi diretor do infamio Jornal carioca "O Paiz". Esse palacete foi vendido e se tornou a chancelaria da embaixada do Japao, Qualquer ajuda desde ja agradeco.

    ResponderExcluir